
A quinta ronda da Champions League foi complicada para os clubes portugueses. Se houver um descalabro na última ronda, podem mesmo ser os três eliminados da mais importante prova de clubes, protagonizando um verdadeiro Championexit. A derrota do Sporting frente ao Real deixa os leões em risco, na complicada viagem a Varsóvia da última ronda. O Benfica foi de um 0–3 fantástico na Turquia a deixar-se empatar 3–3. Agora precisa de vencer o Napoli em casa. E o Porto empatou com o Kobenhavn, adiando a decisão para a recepção ao Leicester. Os destaques da jornada são a surpresa de o Rostov ter vencido o Bayern e o festival de golos que houve no Dortmund-Legia. Não é por acaso que há tantos amarelos na equipa da semana. Confere aqui os melhores da ronda na RealFevr e lê o nosso resumo do que se passou em cada grupo.
GRUPO A
Já apurados à partida, Arsenal e PSG mantiveram a igualdade pontual no topo do grupo. O PSG marcou primeiro, por Cavani, mas um penálti mesmo antes do intervalo deu a igualdade, por Giroud. O Arsenal deu a volta com um autogolo de Verratti, mas Lucas Moura, com a ajuda de um desvio de Iwobi, faria o empate final, que deixa os franceses no primeiro lugar. No outro jogo, Ludogorets e Basel empataram a zero na Bulgária, adiando a decisão de quem vai à Liga Europa para a última jornada. As duas equipas têm dois pontos, com vantagem para os búlgaros no confronto directo.
GRUPO B
Na visita à Turquia, o Benfica chegou ao intervalo com o apuramento na mão. Com golos de Guedes, Nélson Semedo e Fejsa, os encarnados foram avassaladores. Mas a segunda parte teve outra história e, incrivelmente, o Besiktas conseguiu empatar o jogo. Tosun com um golaço, Quaresma de penálti e Aboubakar, perto do minuto 90, foram os goleadores do comeback dos turcos. Em Itália, o Napoli não foi além de um empate a zero na recepção ao Dyanmo Kyiv. Os ucranianos já estão fora da Europa, mas qualquer um dos outros três ainda pode ficar nos três restantes lugares. O Benfica recebe o Napoli na última jornada e o Dynamo Kyiv recebe o Besiktas.
GRUPO C
O Barcelona foi a Glasgow bater o Celtic por 2–0, com o protagonismo a cair sobre Messi. O argentino marcou os dois golos dos catalães, um em cada parte do jogo, garantindo assim o primeiro lugar para o Barça. Na Alemanha, o Borussia Mönchengladbach marcou primeiro, na recepção ao Manchester City. Raffael fez o golo dos alemães, mas David Silva, mesmo antes do intervalo, fez o empate que selaria o resultado. No segundo tempo houve duas expulsões, uma para cada lado, mas não houve mais golos. O Barcelona passa em primeiro e o City em segundo. O Mönchengladbach vai à Liga Europa e o Celtic fica pelo caminho. Tudo decidido.
GRUPO D
O Atlético de Madrid recebeu o PSV e venceu por 2–0, garantindo o primeiro lugar no grupo. Depois de uma primeira parte sem golos, a dupla de avançados franceses do Atleti resolveu o jogo. Primeiro marcou Gameiro, depois marcou Griezmann. Na Rússia, o Bayern sucumbiu perante o Rostov, na grande surpresa da jornada. Os alemães marcaram primeiro, por Douglas Costa, mas os russos deram a volta, com golos de Azmoun e Poloz. O Bayern ainda igualou, por Bernat, mas num livre directo irreprensível Noboa fez o golo que deu a vitória ao Rostov. Com os dois primeiros lugares decididos, o PSV-Rostov da última ronda vai decidir quem se apura para a Liga Europa.
GRUPO E
No jogo que abriu a ronda 5, o Leverkusen foi à Rússia defrontar o CSKA. Num jogo repartido, os alemães dominaram a primeira parte, chegando à vantagem por intermédio de Volland. No segundo tempo, foram os moscovitas a estar mais por cima. De penálti, Bibras Natcho estabeleceu o empate final. No outro jogo, o Monaco recebeu e venceu o Tottenham por 2–1, com golos de Sidibe e Lemar para os monegascos, com Harry Kane a marcar pelo meio, para os Spurs. Com estes resultados, Monaco e Leverkusen apuraram-se para a próxima fase. Tottenham e CSKA, separados por 1 ponto, disputaram o lugar da Liga Europa em Londres, na última jornada.
GRUPO F
O Sporting tinha de vencer o Real Madrid para sonhar com a passagem no grupo mas, apesar da boa resposta, voltou a perder com os madrilenhos. O Real adiantou-se com um golo de Varane, na primeira parte. Depois do vermelho a João Pereira, as coisas complicaram-se, mas um penálti garantiu a igualdade, por Adrien. Como aconteceu em Madrid, o Real voltou a selar a vitória perto do fim, com um golo de Benzema. No outro jogo do grupo, Dortmund e Legia bateram o recorde de golos num jogo, num frenético 8–4. Reus, Dembélé e Kagawa foram as figuras do encontro. Dortmund e Real vão disputar o primeiro lugar em Madrid, ao passo que o Sporting vai a Varsóvia tentar garantir o lugar da Liga Europa.
GRUPO G
Uma vitória na Dinamarca teria garantido o apuramento do Porto, mas os dragões não foram além do nulo frente ao Kobenhavn. Num jogo com ocasiões escassas, a melhor pertenceu a André Silva, mas o guarda-redes negou o golo. Para os dinamarqueses, o empate deixa aberto o sonho da passagem. Em Inglaterra, o Leicester bateu o Club Brugge por 2–1, com golos de Okazaki e Mahrez, com Izquierdo a reduzir para os belgas. Os campeões ingleses já têm o primeiro lugar garantido, o que pode facilitar a vida ao Porto, que defronta o Leicester no Dragão na última jornada. O Copenhaga, para passar no grupo, precisa de ganhar ao Brugge (já eliminado) e esperar que o Porto não ganhe.
GRUPO H
No jogo grande do grupo H, o Sevilla recebeu a Juventus e adiantou-se no marcador com um golo de Pareja. Quando tudo parecia bem encaminhado, Franco Vázquez viu dois amarelos em cinco minutos, deixando o Sevilla com dez durante a primeira parte. Para piorar, nos descontos do primeiro tempo, houve um penálti para a Juventus, que Marchisio converteu no empate. Na segunda parte, Bonucci e Mandzukic fizeram a reviravolta. Em Zagreb, o Dinamo aguentou 72 minutos sem sofrer, altura em que Lacazette marcou o único do Lyon, mantendo o Dinamo com zero pontos. Com estes resultados, o Sevilla adia a qualificação para a última jornada. Se perder em Lyon, pode ir parar à Liga Europa (que venceu nos últimos 3 anos!). A Juve já tem o apuramento garantido.
Equipa da Jornada
