Poucas surpresas no fim da primeira volta da fase de grupos

Numa jornada de UCL sem grandes surpresas (talvez a única seja a vitória do Besiktas no terreno do Napoli), o evento em destaque era o confronto Luis Enrique vs. Guardiola, ou Barcelona vs. Manchester City. Os catalães venceram categoricamente, num jogo mais equilibrado do que o marcador sugere, apimentando ainda mais o próximo jogo, com os mesmos protagonistas em Manchester. Quanto aos portugueses, Benfica e Porto venceram fora, mantendo viva a esperança, e o Sporting complicou muito a missão ao perder em casa frente ao Dortmund. Confere aqui quem são os craques que chegaram à equipa da semana (nunca o Aboubakar tinha pensado ser companheiro de ataque de Messi) e lê o nosso rescaldo do que se passou grupo a grupo.

Equipa da Semana UCL jornada 3

GRUPO A
Os favoritos jogavam em casa e as duas vitórias esperadas aconteceram. Em Londres, o Arsenal goleou o Ludogorets por 6–0, com grandes golos de Alexis Sánchez e Walcott, mais um de Chamberlain e um hat-trick de Özil. No outro jogo, em Paris, o PSG bateu o Basel por 3–0. Di María inaugurou o marcador na primeira parte e, no segundo tempo, Lucas Moura e Cavani de penálti confirmaram a vitória. Arsenal e PSG levam 7 pontos, Basel e Ludogorets levam 1 e vão certamente focar-se na luta pelo lugar de acesso à Liga Europa.
GRUPO B
Num jogo importantíssimo para as aspirações do Benfica, a equipa lisboeta foi à Ucrânia bater o Dynamo Kyiv por dois golos sem resposta. Ainda antes dos 10 minutos, Gonçalo Guedes arranca pela área, junto à linha de fundo, e é derrubado por Antunes. Salvio bateu o penálti, inaugurando o marcador. Com uma exibição tranquila, e com Ederson a resolver os poucos sobressaltos, Cervi confirmou a vitória no segundo tempo. No outro jogo, surpresa que vem baralhar as contas, com a vitória do Besiktas no terreno do Napoli. Os italianos estiveram sempre atrás do resultado. Adriano pôs a equipa turca na frente e Mertens empatou. Aboubakar voltou a dar vantagem ao Besiktas e o Napoli empatou no segundo penálti que teve (no primeiro, permitiram a defesa do guarda-redes). Perto do fim, na sequência de um livre, Aboubakar cabeceou para dar nova e definitiva vantagem aos campeões turcos. Assim, Napoli segue na frente com 6 pontos, o Besiktas tem 5 e o Benfica 4. O Dinamo Kyiv, com apenas 1, está em posição muito complicada.
GRUPO C
Na Escócia, o Celtic não conseguiu ombrear com os alemães do Borussia Mönchengladbach. O protagonista do jogo foi Kolo Touré: o defesa da equipa de Glasgow esteve muito mal nos dois lances que deram os golos aos alemães, marcados por Stindl e Hahn. No jogo grande do grupo, Guardiola regressou a Barcelona, desta vez ao comando do Manchester City. Os catalães fizeram questão de mostrar ao antigo técnico que continuam a ser uma equipa implacável e golearam por 4–0, com Lionel Messi a fazer mais um hat-trick para o seu extensíssimo currículo e Neymar a selar a vitória com um grande golo. Antes, o brasileiro já tinha falhado um penálti, num jogo onde houve ainda uma expulsão para cada lado. O Barça segue assim em pleno, com 9 pontos, seguido do City com 4, Borussia com 3 e Celtic com apenas 1.
GRUPO D
Não houve surpresas no Grupo D. O Bayern voltou às vitórias, derrotando em casa o PSV por expressivos 4–1. Müller e Kimmich fizeram os dois primeiros golos dos bávaros e viram depois Narsingh reduzir com um grande golo. No segundo tempo, vitória ampliada com golos de Lewandowski e Robben. Na Rússia, o Atlético de Madrid levou de vencida o Rostov, com um golo de solitário de Carrasco no segundo tempo. A grande forma que o belga atravessa confirma-se na UCL, com um golo que permite ao Atleti fazer o pleno, com 9 pontos em 9 possíveis. No segundo surge o Bayern, com 6, depois Rostov e PSV, ambos com 1 e já certos de que lutarão apenas pelo lugar de acesso à Liga Europa.
GRUPO E
No equilibrado Grupo E, a terceira ronda espelhou isso mesmo, com ambos os jogos a terminarem empatados. Na Alemanha, Leverkusen e Tottenham empataram sem golos, com o domínio da partida dividido pelas duas partes. No outro jogo, o CSKA marcou primeiro, por Lacina Traoré, ex-jogador dos monegascos. O Monaco reagiu e empatou a partida com um golo de Bernardo Silva. O Monaco lidera o grupo com 5 pontos, Tottenham tem 4, Leverkusen 3 e CSKA 2. Tudo em aberto!
GRUPO F
Com uma primeira parte muito macia, o Sporting viu o Dortmund marcar dois golos com relativa facilidade: Aubameyang fez da velocidade uma arma e Weigl teve todo o espaço do mundo para rematar de fora da área. A resposta dos leões, no segundo tempo, não foi contundente: conseguiram reduzir por Bruno César, mas não mais que isso. No outro jogo, o Real Madrid recebeu e goleou o Legia, como se esperava. Marcaram no 5–1: Bale, Jadlowice (a.g.), Asensio, Lucas Vázquez e Morada. Radovic marcou o tento de honra dos polacos, na marcação de uma grande penalidade. Dortmund e Real, com 7 pontos, têm a passagem bem encaminhada. O Sporting, com 3, precisa de um milagre; e o Legia nem pela Liga Europa parece capaz de lutar.
GRUPO G
A viagem do Porto ao terreno do Club Brugge começou da pior forma: Casillas foi posto à prova desde cedo, mas o golo surgiu mesmo por Vossen. Só no segundo tempo é que o Porto começou a reagir a sério. Primeiro, um golaço de Layún e, quando já parecia que ia mesmo dar empate, o Porto ganha um penálti já nos descontos, que André Silva concretiza. No outro jogo, o Leicester derrotou o Kobenhavn por 1–0, alcançando assim o excelente registo de 3 vitórias em 3 jogos. Isolados na frente do grupo, os campeões ingleses são perseguidos por Kobenhavn e Porto, ambos com 4. O Brugge tem 0 e não parece ter armas para dar a volta.
GRUPO H
Em França, o Lyon recebeu a Juventus e desperdiçou um penálti no primeiro tempo. Lacazette não conseguiu desfeitear Buffon, que defendeu. A quinze minutos do fim, Juan Cuadrado surpreende toda a gente com um remate da direita, quando toda a gente esperava o cruzamento, e marca o golaço que define o resultado. Na Croácia, houve um festival de oportunidades para o Sevilla, mas só um golo, de Nasri. O Dinamo Zagreb só reagiu perto do fim, mas não evitou a derrota. Juventus e Sevilla seguem tranquilos com 7 pontos, o Lyon leva 3 e o Dinamo 0. Já está tudo decidido?

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar