A sexta jornada traz desafios difíceis para Sporting e Porto. Como ambos jogam no dia anterior ao Benfica, a pressão para não escorregarem será alta. Os líderes e tricampeões recebem o Feirense, num jogo teoricamente ideal para sacudir a má imagem deixada em Nápoles. Há ainda um duelo de emprestados do Sporting no Bessa — Boavista — Moreirense — que poderá proporcionar uma interessante luta pelos pontos. Com o international break à porta, todas as equipas querem descansar com um bom resultado na memória. Não te esqueces de verificar a lista de indisponíveis e jogadores em destaque, bem como os marcadores de bolas paradas!
TONDELA — PAÇOS [sexta 30, 20h30]
Com seis jornadas decorridas, o Tondela ainda não venceu e leva apenas 2 pontos, ocupando o último lugar. O Paços vem de duas vitórias consecutivas — frente a duas equipas que estavam em excelente forma — e vai fazer tudo para dar continuidade ao bom momento. A não ser que os comandados de Petit se superem e mostrem mais do que mostraram até aqui, o Paços deverá sair do jogo com pontos. Possivelmente, os três da vitória.
RIO AVE — ESTORIL [sábado 1, 11h45]
O futebol atractivo do Rio Ave já garantiu uma vitória memorável sobre o Sporting. Na jornada passada, contudo, os pupilos de Nuno Capucho não evitaram a derrota na visita à capital do móvel. Diante de um adversário irregular, como tem sido o Estoril, veremos se este Rio Ave está mesmo empenhado em ser o mais entusiasmante dos clubes de meio da tabela (com aspiração europeia), ou se é só fogo de vista. O Estoril mostrou em Alvalade que não baixa os braços e, por isso, temos ingredientes para um bom jogo de futebol.
CHAVES — BELENENSES [sábado 1, 16h00]
O Chaves perdeu pela primeira vez na semana passada, quando recebeu o Benfica. O Belenenses não perde desde a primeira jornada. No fim de contas, as duas equipas estão em igualdade pontual, com o mesmo número de vitórias (2), empates (3) e derrotas (1). É provável que o jogo seja equilibrado e não seria de espantar que o resultado final dividisse os pontos.
V. GUIMARÃES — SPORTING [sábado 1, 18h15]
O Sporting tem, na deslocação ao Minho, um capítulo difícil da perseguição ao líder Benfica. O Vitória de Guimarães está a fazer um início sólido, embora com alguns percalços, e ocupa o quinto lugar com 10 pontos. A equipa de Jorge Jesus vai jogar para ganhar, naturalmente, e conta com uma dupla em grande forma: Gelson Martins e Bas Dost. Um assiste, o outro marca. A última deslocação ao norte foi dolorosa para os leões — e também vinham com o desgaste de um jogo europeu. Será que a história se repete?
NACIONAL — PORTO [sábado 1, 20h30]
Quem também não tem deslocação fácil é o Porto. A equipa de Nuno Espírito Santo continua a ser contestada pelos adeptos e a deslocação europeia a Leicester não correu bem. Slimani voltou a marcar aos dragões, como tanto gosta. O Nacional teve um início de campeonato desastroso, mas está claramente em crescendo de forma. Vindo de duas vitórias consecutivas, veremos se os rapazes de Manuel Machado fazem uma gracinha. Ah, e há por lá um avançado argelino que fez um hat-trick na jornada passada…
BENFICA — FEIRENSE [domingo 2, 16h00]
Depois da derrota em Nápoles, a recepção ao Feirense afigura-se como o jogo perfeito para o Benfica voltar a moralizar as tropas. Sendo que depois desta jornada vem o international break, podeia ser desastroso para o Benfica parar duas semanas com a perda do primeiro lugar na memória. A equipa de Santa Maria da Feira, contudo, está longe de ser fácil. Com 9 pontos, os fogaceiros estão em 9º lugar, a apenas 1 ponto do último lugar europeu. Os argumentos, contudo, deverão ser insuficientes para levar pontos da Luz.
V. SETÚBAL — MARÍTIMO [domingo 2, 16h00]
Depois de um bom arranque, o Vitória sadino chega à sétima jornada com duas derrotas consecutivas. Pela frente, os vitorianos encontrarão um Marítimo irregular e que já mudou de treinador. A estreia de Daniel Ramos no banco, na recepção ao Tondela, resultou em vitória: mas foi um jogo em casa frente ao último. A deslocação a Setúbal é uma boa prova para tirar as medidas ao novo Marítimo, que enfrentará um adversário ansioso por regressar aos bons resultados.
BOAVISTA — MOREIRENSE [domingo 2, 18h00]
Boavista e Moreirense vêm de três e quatro derrotas consecutivas, respectivamente. As duas equipas ocupam o último terço da tabela e estão perto dos lugares de despromoção. É expectável que este seja um jogo de muita luta, entre os axadrezados de preto e de verde, mas se isso dará um bom espectáculo, já é outra conversa. O destaque do menu são os talentos da Academia de Alcochete: Iuri Medeiros nos dá casa e Francisco Geraldes e Podence nos visitantes.
AROUCA — BRAGA [domingo 2, 29h15]
Há quatro jornadas que o Arouca não ganha. A equipa de Lito Vidigal, que fez uma época fantástica no ano passado, tarda em corresponder às expectativas criadas. A recepção ao Braga é mais um teste muito difícil, mas uma vitória poderia ser o tónico necessário para o Arouca voltar aos melhores tempos. O Braga vem de uma má exibição e derrota na Liga Europa. O cansaço poderá ser um factor importante, mas é provável que os arsenalistas queiram limpar a má imagem e regressar aos triunfos.