Concluído o play-off de acesso à fase de grupo da Liga dos Campeões, já estão arrumadas as equipas nos quatro potes que serão utilizados para o sorteio. Com o apuramento do FC Porto, que eliminou a Roma, Portugal estará representado por três equipas, que ficam nos três primeiros potes: respectivamente Benfica, Porto e Sporting. Vamos dar uma rápida vista de olhos a alguns dos cenários possíveis, com especial atenção para as três equipas lusas, para o sorteio que se realiza às 17h (hora portuguesa) no Mónaco.
Como no ano passado, o pote 1 inclui o vencedor da prova da época passada, o Real Madrid, e os campeões dos sete países com melhor pontuação nas provas da UEFA: Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Rússia. Nos restantes potes, as equipas estão divididas pela ordem dos seus coeficientes na UEFA. As possibilidades de haver um grupo muito forte não são muitas, mas pode acontecer algo como Bayern, Atlético, Tottenham e Monaco, ou então Barcelona ou Real, Dortmund, Lyon e Celtic.

Para o Benfica, há vários tubarões do pote 2 que seriam de evitar, mas alguns, em última análise, podem trazer algum benefício. Se aos encarnados sair uma equipa inglesa (Arsenal ou Manchester City), evita-se a equipa mais forte do pote 3, o Tottenham. O cenário ideal seria sair o Leverkusen do pote 2 e não sair o Tottenham do 3. No terceiro pote há uma série de adversários mais ou menos equiparáveis, mas talvez o mais acessível seja o Club Brugge. No 4, evitar Monaco, Besiktas e Celtic garante um adversário mais acessível, com o Legia, o Ludogorets, o Dinamo Zagreb e o København como mais acessíveis (o surpreendente, e meio desconhecido, Rostov pode surpreender).
MELHOR GRUPO
BENFICA, Leverkusen, Club Brugge, Ludogorets
PIOR GRUPO
BENFICA, Dortmund, Tottenham, Monaco
Partindo do pote 2, a principal preocupação do FC Porto é evitar os tubarões do pote 1. Entre Real Madrid, Barcelona, Bayern, PSG e Juventus, é difícil escolher. Tirando estes, sobram os adversários mais acessíveis deste pote: o campeão russo CSKA Moskva e o campeão inglês Leicester City, com a vantagem de se evitar o Tottenham, do pote 3, caso o Porto fique no grupo do Leicester. Assim, a conversa que se segue é igual à que foi feita para o Benfica: evitar Tottenham e Monaco e esperar que a sorte traga Club Brugge e Ludogorets, para as duas últimas posições do sorteio.
MELHOR GRUPO
Leicester City, FC PORTO, Club Brugge, Ludogorets
PIOR GRUPO
Real Madrid, FC PORTO, Tottenham, Monaco
O Sporting, colocado no pote 3, não terá tarefa fácil, mas pode ainda assim sonhar com um sorteio “menos mau”. Do pote 1, tal como no caso do Porto, o Leicester City pode ser um adversário acessível aos leões, além de que evitaria dois poderosos adversários do pote 2, Arsenal e Manchester City. O mais favorável do pote 2 talvez seja o Leverkusen. Do último pote, Legia e Ludogorets seriam adversários acessíveis. Claro que isto é um cenário ideal; a coisa pode correr muito, muito mal. Imaginem o Sporting num grupo com Real Madrid ou Barcelona, Manchester City e Monaco…
MELHOR GRUPO
Leicester, Leverkusen, SPORTING, Ludogorets
PIOR GRUPO
Barcelona, Manchester City, SPORTING, Monaco
A partir das 17h, fiquem atentos ao nosso Facebook e Twitter, onde daremos toda a informação relativa ao sorteio. Amanhã, analisaremos aqui o sorteio, com especial enfoque nas equipas portuguesas. Comecem a preparar-se para a Liga dos Campeões na RealFevr!